4.10.11

Doutor Elegância

©Armani

Embora Giorgio Armani não necessite de apresentações, talvez possa dizer que estudou medicina durante dois anos; que foi fotógrafo assistente e vendedor da loja “Rinascente” em Milão. Surpreendido?

Após estas experiências em 1964, aos 30 anos de idade, Armani inicia a sua carreira na moda trabalhando na casa “Nino Cerruti” para a linha Hitman, onde aprendeu todas as técnicas de costura e modelagem. Dez anos mais tarde, em 1974, lança a sua própria marca com a ajuda do seu amigo Sergio Galeotty e, em menos de quatro anos, torna-se num dos grandes  ditadores de tendências.

É reconhecido pelas suas linhas elegantes, simplicidade e no uso quase monocromático da côr. Armani revolucionou a moda com o seu “casaco não estruturado”, seguindo a regra da adaptação do masculino e feminino e vice-versa.  É, por isso, muitas vezes considerado um designer andrógino. Atrevo-me a dizer que reconheço em Armani uma forte influência do movimento neoplástico na sua leitura da construção de uma colecção ao afirmar que “gostaria de eliminar o supérfluo para sempre”!

Em 1979, recebeu o Grande Prêmio da Moda “Neiman Marcus”, reconhecimento que abriu as portas para o mercado norte-americano em colaborações, nomeadamente nos filmes “American Gigolo” (1980) e “Os Intocáveis” de Brian de Palma (1987).

Armani é um dos melhores sucedidos Designers de Moda de sempre, com uma fortuna avaliada em sete biliões de dólares e continua a ser um dos nomes mais aclamados mundialmente.

Nada mau para quem iniciou a carreira aos 40 e aposta, acima de tudo, na simplicidade...



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...